segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Computador Silencioso


Como montar um computador silencioso?

Para construir um computador silencioso, é necessário caçar ruídos nas poucas partes móveis de um sistema e, até mesmo, em algumas que não deveriam se mover mas acabam vibrando e produzindo barulho. Se você tem curiosidade sobre como montar um bom computador desktop que não ultrapasse os ruídos que um notebook faz, a primeira coisa que você precisa determinar é a vocação da máquina.
Se o computador terá uso em atividades do dia a dia, como acessar a Internet, redigir textos, ouvir música e assistir a vídeos e filmes, seu perfil de investimento pode ser mais baixo e encontrar o hardware que satisfará suas necessidades será mais fácil.
No entanto, se seu computador precisará de fôlego para rodar jogos recentes e trabalhar com aplicações gráficas pesadas, você precisa estar ciente de que seu bolso terá que sangrar um pouco mais para a aquisição do componente mais indicado para o perfil do seu novo PC. Hardware de alta performance esquenta mais e por isso requer investimento nos sistemas de refrigeração.
Independente do perfil de uso de seu computador, comece pelo mais importante: CPU e fonte de alimentação (Foto: Reprodução)Independente do perfil de uso de seu computador, comece pelo mais importante: CPU e fonte de alimentação (Foto: Reprodução)
Ruídos
Computadores só fazem ruído porque precisam circular ar para dissipar o calor. Não fosse o cooler montado sobre o processador, por exemplo, ele derreteria em questão de segundos.
Existem coolers de diversos preços e qualidades. Normalmente, os melhores modelos disponíveis no mercado são capazes de refrigerar um chip a tal ponto que seja possível fazer overclock sem que o funcionamento da unidade seja comprometida a curto prazo. Além da capacidade de refrigeração, outra característica que define a qualidade de um cooler é o nível de ruído que ele produz quando em rotação máxima.
Um bom conjunto de coolers no processador, no gabinete e na placa de vídeo pode garantir um computador refrigerado, com vida útil estendida e sem fazer muito ruído.
Como escolher os coolers certos
Se seu computador é destinado a um uso mais simples, você terá coolers montados no processador e na fonte de alimentação. Existem fontes de energia que dispensam o uso de ventiladores. Uma opção interessante é analisar se um desses modelos cabe dentro do seu orçamento.
Mas você não vai fugir da necessidade de um cooler para seu processador. Via de regra, os modelos vendidos com os processadores daIntel e da AMD são silenciosos o suficiente para a maioria das pessoas. Se não é o seu caso, lojas especializadas em hardware contam com bons modelos de coolers silenciosos de marcas conceituadas, comoThermaltake Cooler MasterCorsair e Zalman.
Esses produtos costumam ser importados e, dependendo do desempenho, custam relativamente caro. Para fugir das arapucas de vendedor e acabar levando um modelo superdimensionado e caro demais, a sugestão é olhar na embalagem do produto as especificações: admite-se como um cooler muito silencioso aquele que opera na faixa de ruídos de 20 decibéis.
Evidentemente que se seu caso for diferente e a ideia for montar um computador de alta performance, você terá que investir mais. Além do cooler na fonte e no processador, você deve prever o uso de ventiladores extras no gabinete e na placa de vídeo, por exemplo.
A dica para ventiladores no case do seu computador é, além de observar modelos de boas marcas, procurar adaptar às suas necessidades os modelos com diâmetro maior. A razão é simples: eles precisam girar menos para expulsar o ar, ou para ventilar o interior do computador. Quanto menor o cooler, mais rápido ele precisa girar para ser eficiente, e quanto mais RPM (rotações por minuto) ele tiver, mais barulho ele faz. Na embalagem você descobre o tipo de rolamento do produto. Procure aqueles que possuem rolamento do tipo “sleeve bearing”.
Para quem pretende colocar ventiladores extras no gabinete, uma dica interessante é comprar um sistema de controle para eles. Através do equipamento, você pode definir a velocidade e, em alguns casos, até o sentido de rotação de cada um dos coolers. Isso contribui para aumento da eficiência e redução do barulho: quando você estiver apenas lendo e-mails e navegando na Internet, por exemplo, pode reduzir o movimento dos ventiladores ao mínimo. Isso economiza energia e, claro, reduz o nível de ruído.
Caçando ruídos
Se você tomou todos esses cuidados e mesmo assim está insatisfeito com o nível de ruídos é hora de ficar atento às vibrações. A intensa circulação de ar e, às vezes, as rotações do disco rígido podem fazer com que partes do gabinete vibrem.
Não há segredo: procure apertar bem os parafusos para evitar folga entre componentes e painéis. Desobstrua a circulação de ar, fixando os cabos nas paredes do gabinete. Se algum painel do case insiste em vibrar – depois de algum tempo, eles entortam – calce as folgas com borracha.
Outros componentes
Se sua placa de vídeo faz muito barulho, opte por um cooler independente para ela (Foto: Reprodução)Se sua placa de vídeo faz muito barulho, opte por um cooler independente para ela (Foto: Reprodução/Benchmark Reviews)
Placas de vídeo, especialmente as mais poderosas, possuem ventilação. Atualmente, os modelos de ponta dos fabricantes carregam ventiladores eficientes e silenciosos. Mas existem opções: se você tem como investir nisso, pode comprar coolers e dissipadores para sua placa de vídeo. Vale aqui a mesma dica para coolers para processador e gabinete: fique de olho nas marcas e especificações do produto.
Case específico para HD ajuda a eliminar os ruídos do funcionamento do dispositivo (Foto: Reprodução) (Foto: Case específico para HD ajuda a eliminar os ruídos do funcionamento do dispositivo (Foto: Reprodução))Case específico para HD ajuda a eliminar
os ruídos do dispositivo (Foto: Reprodução)
Discos rígidos se movem freneticamente no interior do encapsulamento. O modelo tradicional de desktop tem rotação máxima de 7200 giros por minuto. Por isso é normal que vibrem e façam um pouco de barulho. Embora não sejam assim tão barulhentos, HDs podem ter seus ruídos mitigados: existem cases para HDs que absorvem praticamente todo o barulho gerado pela unidade. O problema é que são grandes e tomam bastante espaço em gabinetes mais apertados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário